Ovário Policístico: Tratamento

Como tratar ovário policístico

O tratamento da Síndrome do Ovário Policístico depende muito das aspirações da paciente, podendo ser feito até mesmo em adolescentes com SOP. Uma paciente que tenha o diagnóstico confirmado de SOP, poderá enfrentar problemas quando tentar engravidar, devido à anovolução crônica (ausência de ovulação por períodos prolongados). Para essas pacientes existem medicamentos que podem induzir à ovulação.

Tratamento cirúrgico para SOP: videolaparoscopia

Atualmente a cirurgia para a SOP já não é mais indicada, principalmente devido a eficiência das outras formas de tratamento, porém, em alguns casos mais graves, em que a paciente tenha um quadro com a incidência de muitos cistos, a cirurgia faz-se necessária.

O tratamento cirúrgico para SOP é feito por videolaparoscopia, por meio de uma técnica chamada Drilling, que consiste na eliminação dos cistos através de perfurações por agulha. Todo esse processo é monitorado por meio de uma micro câmera inserida temporariamente no útero da mulher.

Anticoncepcional para Ovário Policísticodiane-35

Mesmo que a mulher não queira engravidar no momento, o ideal é que seja feito um tratamento para quem pensa em futuramente ter filhos. O método mais indicado é o tratamento com anticoncepcionais, que são pílulas com andrógeno: Diane 35 e Diclin, e agem combatendo os hormônios masculinos e diminuindo a acne e o excesso de pelos.

Acupuntura

A acupuntura tem evidências científicas na melhora da SOP, podendo contribuir nos seguintes aspectos:

  • Regulação do FSH, LH e hormônios androgênios (masculinos);
  • Diminuição dos níveis de testosterona e estradiol no sangue;
  • Controle do aumento de glicemia;
  • Produção de beta endorfina, afetando diretamente na secreção do hormônio GnRH pelo hipotálamo;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para os ovários;
  • Redução de inflamações.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma baseada no uso de óleos essenciais, presentes nas plantas e responsáveis pelos odores aromáticos, e também é uma forma de tratamento natural para a SOP. Os óleos de sálvia esclareia e gerâneio podem ser eficazes no combate do aumento de pelos, já os óleos essenciais de limão podem coibir coibir o aumento de peso, agindo na retenção de líquidos.

Chá de Uxi Amarelo e Unha de gato

Apesar de não ser cientificamente comprovado, o uso dos chás de unha de gato e uxi amarelo é reconhecido popularmente como um eficiente tratamento natural para a SOP, além de miomas, endometriose, infecções no útero e irregularidade menstrual. Muitas tentantes também utilizam os chás para a limpeza do organismo.

A unha-de-gato é uma famosa planta da Amazônia, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, diuréticas, além de auxiliar na limpeza do organismo e fortalecer o sistema imunológico. Porém, o seu uso deve ser feito com parcimônia, já que doses altas de unha-de-gato podem provocar alterações intestinais, náuseas ou até mesmo agir como contraceptivo natural. Para o tratamento da SOP, apenas a unha-de-gato da espécie Uncaria tomentosa é eficiente, outras espécies não detêm as mesmas propriedades.

O Uxi amarelo é uma árvore também da Amazônia, e sua casca pode ser utilizada para fazer um poderoso chá, que pode auxiliar no tratamento de cistos, irregularidade menstrual, miomas e infecções uterinas e urinárias. O Uxi amarelo tem praticamente as mesmas propriedades da unha de gato, ou seja, é um imunoestimulante e ajuda na limpeza do organismo.

Segundo crença popular, a combinação desses chás pode auxiliar principalmente no tratamento de miomas. Há vários relatos de cura, porém, ainda sem respaldo científico.

Como fazer chá de uxi amarelo

  1. Triture a casca de uxi.
  2. Coloque uma colher de sopa da porção triturada em 0,5 l de água.
  3. Leve ao fogo e aguarde até ferver.
  4. Assim que o chá começar a ferver, coloque o fogo na potência mínima e deixe ferver por mais 10 minutos, agora com a panela tampada.
  5. Desligue o fogo e deixe o chá em repouso por cerca de 10 minutos, ainda com a panela tampada.
  6. Coe e sirva o chá.

Como fazer chá de unha de gato

  1. Coloque cerca de 10 a 15g da casca ou raiz de unha de gato em 0,5l de água.
  2. Leve ao fogo e aguarde até ferver.
  3. Assim que o chá começar a ferver, coloque o fogo na potência mínima e deixe ferver por mais 10 minutos, agora com a panela tampada.
  4. Desligue o fogo e deixe o chá em repouso por cerca de 10 minutos, ainda com a panela tampada.
  5. Coe e sirva o chá.

Como tomar chá de uxi amarelo e unha de gato

É importante que não se faça uma quantia maior de chá do que a que vá ser consumida no dia em questão, ou seja, não deve-se deixar o chá estocado. A melhor forma de tomar é 0,5l de chá de uxi amarelo pela manhã e 0,5l de chá de unha-de-gato pela tarde.

Uxi amarelo e unha de gato para engravidar

O recomendado pelos ginecologistas que defendem o uso desses chás, é que a mulher os use para auxiliar na limpeza do útero, e depois faça uma pausa até começar as suas tentativas para engravidar, essa pausa é muito importante para coibir possíveis futuros problemas no feto, inibindo possíveis efeitos citotóxicos que o chá de unha de gato possa causar ao bebê.

Uxi amarelo e unha de gato: contra-indicações

Esses chás são contra indicados para pessoas que fizeram transplantes de órgãos ou medula, enxertos de pele, também para quem está fazendo terapia de imunossupressão, ou em casos de esclerose múltipla e tuberculose.

Vitaminas

A vitamina D tem grande importância na questão da fertilidade e também na manutenção da gravidez, e há uma forte relação da deficiência de vitamina D com a SOP.

Fonte de vitamina D

Uma fonte natural de vitamina D é o Sol, que deve ser tomado de 15 a 20 minutos por dia no corpo todo sem protetor, porém, apenas em horários que não estejam compreendidos entre 10h e 16h.

Espironolactona

A Espironolactona é um diurético, ou seja, um medicamento utilizado por pessoas que necessitem da liberação de algum tipo de substância por meio de líquido, principalmente da urina, e tem ação anti androgênica, ou seja, auxilia na diminuição dos níveis de hormônio masculino.

SOP e gravidez

Quanto mais cedo a mulher for diagnosticada com SOP, e iniciar seu controle, maiores serão suas chances de engravidar.

Para mulheres que estão tentando engravidar, alguns médicos receitam um tratamento de 6 meses com anticoncepcional, porém, de acordo com a literatura médica, esse tratamento não é o mais indicado, pois após o uso contínuo do anticoncepcional, ocasionalmente o organismo poderá voltar a produzir hormônios masculinos em excesso, e dessa forma a SOP poderá voltar com maior intensidade, já que ela não tem cura, apenas controle.

Metformina

A Metformina, medicação usada geralmente para diabetes, pode ser usada para a SOP justamente por conta da resistência da doença à insulina. A Metformina pode ajudar a driblar esse aspecto, regularizando o ciclo e auxiliando na ovulação.

Indutores de ovulação

Alguns médicos também aconselham o uso de Metformina concomitante à indutores de ovulação, como Serofene, Indux e Clomid. Esses indutores são relativamente baratos, além de bastante eficientes, levando a mulher a ovular, porém, tanto o uso de indutores, quanto da Metformina só deve ser feito sob acompanhamento médico, pois o mau uso desses medicamentos pode ocasionar descontrole hormonal, influenciar negativamente no ciclo menstrual, além de poder originar consequências mais graves, como o surgimento de cistos hemorrágicos e outras reações adversas.

Cicloprimogyna

cicloprimogyna-sopOutros medicamentos que podem ser utilizados para o controle da SOP são remédios a base de estrogênio, como a Cicloprimogyna, que tem o papel de regularizar o ciclo menstrual de uma forma artificial, semelhante ao que faz um anticoncepcional, porém, com a diferença de não impedir a gravidez.

A Cicloprimogyna não necessariamente induz à ovulação, a qual poderá ocorrer em alguns casos e em outros não. Assim, a mulher poderá ter um ciclo regular sem ovular.

Uma boa maneira de realizar o controle da ovulação é por meio do Ultrassom Seriado (ovulograma), que investiga desde o começo do ciclo até a ovulação. Assim, pode ser feita uma análise mais apurada e constatar se o organismo está funcionando normalmente e respondendo de forma satisfatória à medicação.

A seguir um quadro resumo de alguns dos principais sintomas e tratamentos da SOP.

tratamento-ovario-policistico

>> Clique aqui para saber mais sobre SOP e gravidez <<

Comments are closed