Sintomas de Ovário Policístico

Quais os sintomas de ovários policísticos?

Aumento de pelos masculinos

As mulheres com SOP têm maior quantidade de hormônios masculinos ou andrógenos, dessa forma, muitas têm testosterona elevada, o que caracteriza também o hirsutismo, que é o aumento de pelos mais grossos na região do queixo, tórax, parte inferior do abdômen e região entre mamas. Uma solução para combater o hirsutismo é a depilação a laser, para saber mais sobre ela, clique aqui.

Falta de menstruação

Essas mulheres também sofrem com a falta de menstruação, ou com ciclos muito longos, geralmente acima de 35 dias. Quando a mulher não menstrua, significa que seu ciclo não foi completo. Isso ocorre pois como a ovulação não ocorre de forma regular, o organismo não consegue estabelecer uma quantia ideal de hormônios para se ter um ciclo normal.

Como os folículos das mulheres com SOP não se desenvolvem normalmente, e também são responsáveis pela secreção de estrogênio, poderá haver baixos níveis desse hormônio.

SOP dá câncer?sintomas-ovario-policistico

Estudos mostram que não há evidências clínicas de que o ovário policístico possa levar ao câncer de ovário, porém, o câncer de endométrio pode sim estar relacionado com a Síndrome do Ovário Policístico.

SOP dá cólica?

A cólica não é um dos sintomas da SOP, assim, mulheres com SOP não necessariamente têm muita cólica, porém, devido ao aumento do tamanho do ovário, ocasionalmente as cólicas poderão ser sentidas de forma mais intensa.

Outros sintomas de SOP

A SOP também pode aumentar a dificuldade para engravidar, além de favorecer a diabetes, pois o ovário policístico tem uma estreita relação com a insulina.

acne-sindrome-ovario-policisticoComo os hormônios não atuam apenas na questão reprodutiva e têm reflexos no funcionamento do corpo inteiro, alguns dos outros possíveis sintomas da SOP são:

  • Queda de cabelo;
  • Oleosidade excessiva na pele, provocando acne ou até mesmo seborreia no couro cabeludo;
  • Sobrepeso ou obesidade, que por sua vez favorecer ainda mais o aumento da SOP.

>> Clique aqui para saber mais sobre a relação entre aumento de peso e SOP <<

Comments are closed